19 janeiro, 2011

Viagens ao centro...de mim

Tenho aproveitado as inúmeras viagens que faço quase em piloto automático, para pensar. Pensar em mim, na minha vida, em quem me rodeia, nas minhas atitudes, o que vale ou não realmente a pena... tem sido um trabalho árduo mas proveitoso.
Fui obrigada em jeito de ultimato a fazê-lo e tenho chegado a conclusões que até a mim me espantam, talvez porque nunca me tinha dado ao trabalho de pensar em mim, nem verdadeiramente, nem no tempo futuro.
Até aqui provavelmente só tinha pensado no presente e muito no passado. Nas minhas mágoas, possíveis rancores, possíveis "vinganças" pessoais e relembrando sempre, para que não me esquecesse de pôr os pontos nos "is" com A, B ou C.
Chego cada vez mais à conclusão que a melhor maneira de fazer os outros pagarem o mal que nos fazem é desprezá-los, só isso...desprezá-los... nem pagar com a mesma moeda vale a pena, é tempo perdido e só serve para me aumentar o stress e me fazer baixar as tensões. Já para não falar que depois de descarregar, a raiva não desaparece totalmente, aumentando até, de cada vez que falo ou sou obrigada a relembrar o assunto. Portanto o melhor é mesmo...o gélido, surdo e mudo, desprezo.
Se por vezes me tento, logo entro em estado de meditação e volto ao que quero que cada vez mais seja o meu estado normal e frequente...calmo e sem sentimentos de "toma lá que é para aprenderes!"
Não é fácil, porque até nunca fui mulher de levar desaforos para casa e de me calar sem dizer umas verdades a quem as merece ouvir (assim fui educada), mas confesso que sempre que resisto à tentação, me sinto mais adulta, mais orgulhosa de mim mesma.
São estes comportamentos entre muitos outros que quero conseguir mudar para me ir tornando aquilo que as pessoas chamam de um bom e astuto ser humano.
Tenho medo de falhar, afinal 36 anos de algumas incoerências e pêlo na venta (às vezes exagerado) não se mudam (moldam) assim numas tantas viagens. Mas acho que finalmente consegui ter a humildade necessária para admitir que tenho de crescer como pessoa e isso sim já foi vencer a primeira batalha...
Agora sigo em frente para tentar vencer a guerra.

God enlighten me the way...

Sem comentários:

Enviar um comentário